Quantidade de Páginas visitadas

Laboratório de Informática



O Laboratório de Informática funciona para comunidade acadêmica de segunda à sexta-feira nos horários abaixo especificados:


- das 7h30 às 11h30
- das 13h às 17h
- das 18h às 22h

⇒ As máquinas utilizam o sistema operacional LINUX com o software ParanáDigital, desenvolvido pela CELEPAR em parceria junto à UFPR, com as suites OpenOffice e BROffice, ferramentas básicas de edição de imagens, leitor de arquivo em formato (.pdf), conectadas em rede com acesso a internet.
⇒ Todos os usuários do Laboratório de Informática deverão obedecer as normas de segurança e uso adequado dos equipamentos. Caso seja observada qualquer irregularidade, tanto com o equipamento quanto com os softwares, o usuário deverá comunicar imediatamente ao administrador do Laboratório.
. para utilização do laboratório para aula, o professor deve solicitar reserva junto ao administrador do laboratório com pelo menos 24 horas de antecedência.
. o professor da disciplina, quando ministrada no Laboratório de Informática, é o responsável por todos os atos dos alunos.
· não é permitido que alunos permaneçam utilizando o espaço dos laboratórios sozinhos, é essencial a presença do professor nele o tempo todo;
· não é permitido fumar ou alimentar-se (comer ou beber) no laboratório;
. não é permitido trocar equipamentos ou periféricos do lugar, abrir os equipamentos ou instalar qualquer software diferente daqueles disponíveis;
. não é permitido usar indevidamente os recursos disponíveis na Internet tais como:
a) sites com conteúdo pornográficos,
b) jogos (qualquer tipo de jogo é proibido instalar ou jogar no laboratório),
c) salas de bate-papo, chats (ICQ, MIRC, etc);
. alguns sites estão bloqueados, havendo necessidade com justificativa para desbloqueio de sites, poderão ser encaminhados para a administração do ParanáDigital apreciar a solicitação.
. o histórico de páginas acessadas na internet pode estar sendo armazenado em nossos servidores para futura recuperação caso torne-se necessário;
· qualquer arquivo deixado no disco local da máquina não tem garantia de acesso posterior. Recomenda-se ao próprio usuário manter uma cópia de segurança externa (exemplo: e-mail particular ou pen-drive).
. evitar tocar o monitor de vídeo com os dedos;
. utilizar com bom senso os recursos de multimidia (áudio) para evitar desconforto de outro(s) usuários;
. não é permitido o uso de telefone celular dentro do laboratório;
. evitar reiniciar o sistema sem o conhecimento dos usuários comum à bancada, uma vez que estão centralizados 4 multiterminais em uma máquina;
. utilizar apenas as máquinas que estão ligadas conforme a disponibilidade e indicação do administrador do laboratório.
. as bancadas 7 e 8, em qualquer turno, são exclusivas para utilização dos professores e funcionários, mesmo havendo aula no laboratório.
. os professores e funcionários tem prioridade de uso dos computadores, se o laboratório estiver cheio, o aluno deverá ceder o lugar.
. utilização de impressão de documentos para professores deverão ser requisitadas junto à direção auxiliar ou coordenação do seu turno, somente será impresso com autorização escrita e carimbada constando a quantidade total.

⇒ Todas as regras e medidas visam garantir a segurança dos usuários, a preservação do patrimônio público e a maior disponibilidade possível dos recursos em questão.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Vila Guaíra - CEP 80610-010 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito